
As 8 tendências tecnológicas para 2021
No evento Tech Trends 2021, a Delloite anunciou as principais tendências tecnológicas para este ano:
1 – Strategy Engineered
Alinhar a tecnologia aos negócios, como tem vindo a verificar-se ao longo dos últimos tempos. Com base na tecnologia criam-se negócios disruptivos, mesmo que exista uma diferença entre o que as empresas querem fazer e aquilo que realmente conseguem fazer. É importante existir uma estratégia e implementação rápidas.
2 – Core Revival – As empresas de TI irão apostar em soluções core na estratégia de modernização das organizações. Nos proximos meses iremos assistir a estratégias de “operate to transform” onde, através da parceria com diferentes players do mercado, as empresas conseguirão minimizar o capital de investimento necessário à modernização das organizações. Iremos assistir também a migrações para a cloud, com opções financeiramente mais otimizadas. As empresas “Low Code” irão introduzir planos importantes às empresas e espera-se que crescam 22% até 2027.
3 – Supply unchained – As empresas tendem a centrar-se cada vez mais nos seus clientes, com particular destaque para o setor do retalho, na transformação da sua linha de fornecimento. 73% das empresas da industria de retalho planeiam transformar significativamente o seu supply chain e processo de compras. Outra das tendências é a adoção de ferramentas de analytics, de forma a conhecer o comportamento dos consumidores e analisar as suas mudanças. A captura e análise de dados em tempo real vai fazer a diferença das prioridades. A partilha de dados será assim fulcral nesta tendência.
4 – Machine data revolution – Prevê a forma como as empresas capturam, armazenam e processam os dados. O desfio das empresas é oferecer aos utilizadores uma experiência personalizada, por meio de modelos cognitivos de analise de milhões de utilizadores e das suas ações na web. O 5G e o edge computer vão aumentar a capacidade de processamento e vão facilitar a tomada de decisões em tempo real. Iremos assistir a uma maior personalização dos produtos, de forma a satisfazer as necessidades dos clientes.
6 – Zero trust: Never trust, always verify – Postura zero “trust” em cibersegurança, ou seja, criar sistemas de segurança mais robustos e resilientes. Isto irá simplificar a gestão de segurança e melhorar a experiência do utilizador final. Os modelos de cibersegurança são assegurados no perímetro da rede e redes privadas virtuais aplicados ao acesso remoto de terceiros.
7 – Digital workplace – O trabalho remoto veio para ficar. O escritório do futuro passa pelos hubs de colaboração e reuniões. Na Reuters, como exemplo, os seus 25 mil trabalhadores começaram a trabalhar de casa desde março de 2020. Houve um ajuste cultural, baseado em sistemas e plataformas de cloud.
8 – Digital meets physical – Fundir o fisico com o digital para proporcionar às pessoas experiências únicas. O objetivo desta tendência é tentar oferecer experiências virtuais o mais “humanas” possível. As pessoas querem, cada vez mais, o melhor dos dois mundos, as interações personalizadas, combinado com a conveniência do digital.
Gostou deste artigo? Gostaria de saber mais? Precisa da nossa ajuda neste tópico? Contacte-nos!