Banco Português de Fomento

Banco Português de Fomento: o que é e para que serve?

Por regra geral, os bancos de fomento pertencem ao Estado ou a regiões autónomas. O seu objetivo é promover o crescimento das empresas e/ou incentivar a criação de novos negócios, através de empréstimos ou garantias bancárias.

Estes empréstimos e garantias servem para financiar ativos físicos, como equipamentos, ferramentas, máquinas ou infraestruturas, mas também para apoiar fundos de maneio. A grande diferença para com os restantes bancos é que os bancos de fomento garantem acesso a créditos mais facilitados, com juros e comissões menores, sem que isso implique qualquer critério de menor rigor de análise.

.

Benefícios dos Bancos de Fomento

Os bancos de fomento tende a apoiar empresas mais pequenas, mas competitivas e que normalmente não são apoiadas. Desta forma, estas empresas podem obter garantias bancárias ou empréstimos de forma mais rápida e menos burocrática. Assim, leva também com que a restante banca comercial sinta a necessidade de se manter mais competitiva, o que faz com que todo o sistema financeiro se torne mais eficiente no apoio ao desenvolvimento económico.

.

O Banco Português de Fomento

Até 3 de Novembro de 2020, Portugal era um dos poucos países Europeus sem Banco de Fomento. Mas, em julho desse mesmo ano, foi apresentado um Programa de Estabilização Económica e Social, com o objetivo de fazer face aos desafios económicos provocados pela Pandemia de COVID-19. Neste âmbito, foi aprovada em Agosto a constituição de uma entidade com capital social de 255 milhões de euros, totalmente público, distribuído entre IAPMEI (47,01%), Direcção Geral de Tesouro e Finanças (41,28%), Turismo de Portugal (7,93%) e AICEP (3,77%).

Desta forma, o banco foi, oficialmente, constituído a 3 de novembro, promovendo a modernização de empresas e o desenvolvimento económico e social em Portugal. Entre as operações desenvolvidas pelo banco incluem-se não só o crédito direto às empresa, mas também ajuda na gestão das garantias de Estado e apoio à internacionalização.

Gostou deste artigo? Gostaria de saber mais? Precisa da nossa ajuda neste tópico? Contacte-nos!

    Related Posts

    Leave a comment