Como?

Na inSIGHT pretendemos que colocar em funcionamento as novas ideias e processos não seja um pesadelo nem um problema. Porque entendemos que as empresas têm que continuar a funcionar, que o motivo da sua existência é produzir e vender os seus produtos, servir os seus clientes, e não perder muito tempo com processos internos complexos e demorados.

A nossa metodologia reflete isso. Fazemos projetos simples e rápidos, com “quick wins”, de forma que a empresa tenha ganhos imediatos e ganhe força e coragem para outras alterações, se as necessitar. Procuramos fases claras, perfeitamente entendíveis, sem “gordura” nem “palha”, focado no objetivo que a empresa procura atingir e não no processo até lá chegar.

Os nossos 4 passos são:

1.

COMPREENDER

Os nossos profissionais conhecem empresas de muitos setores de atividade, muitas indústrias diferentes, muitas realidades e problemas. Mas cada Empresa é sempre diferente e especial. Tomamos isso em consideração. Nunca pressupomos saber tudo. Vamos aprender imenso com cada Empresa. Novos processos, novas formas de funcionar, novos produtos, tudo acaba por ser uma novidade. Nesta fase a palavra chave é “compreender” a essência da empresa, e também as suas dificuldades; e onde e de que forma podemos ajudar.

2.

DESENHAR

Em conjunto, sempre em conjunto, com o conhecimento do Cliente (da sua Empresa e Negócio) e o nosso conhecimento (de empresas semelhantes , de outros negócios, de metodologias e boas práticas). Desenhamos com o Cliente algumas possíveis soluções, alguns cenários, algumas ideias. Nesta altura o objetivo é sonhar uma solução para o problema, sem muita preocupação com os constrangimentos.

3.

DETALHAR

Pegamos nos cenários que desenhamos e aplicamos à realidade do Cliente – orçamento, pessoas, equipamentos, meios, sistemas informáticos, tempo…Temos que escolher o melhor dos cenários considerando esses constrangimentos. A seguir, detalhamos o plano: como o passar do papel para a realidade? Quem vamos envolver, e quanto do seu tempo? Quanto vai demorar a vermos resultados? Como vamos medir esses resultados para perceber se a Mudança teve efeito? O que cada Pessoa tem que fazer, quando e durante quanto tempo?

4.

CONSTRUIR

Agora vem a parte realmente interessante: fazer com que o plano funcione, envolvendo todos os meios planeados. Trabalhar no dia a dia, lado a lado com os nossos Clientes, para percebermos se os resultados estão a ser atingidos, de forma crítica: se algo não estiver a funcionar ou se o plano não estiver a correr bem, talvez a ideia tenha que ser revista ou até cancelada. Medir os resultados, perceber a evolução e entender o momento em que o trabalho está concluído. Aí sim podemos celebrar. Em conjunto. Sempre.