Conectividade-nas-escolas-tem-impacto-direto-no-crescimento-do-PIB

Extensão incentivos fiscais 

Conectividade nas escolas tem impacto direto no crescimento do PIB

Os países com uma fraca conectividade de banda larga têm um potencial de crescimento que pode chegar aos 20% do PIB, se ligarem as suas escolas à internet. Por cada melhoria de 10% nos índices de conectividade das escolas de um país à internet, o PIB per capita do país pode crescer 1,1%.

As conclusões são de um estudo da Economist Intelligence Unit (EIU), patrocinado pela Ericsson, que procura destacar o impacto de uma força de trabalho qualificada no desenvolvimento económico dos países, pelo aumento do potencial para criar e desenvolver ideias inovadoras e emprego mais qualificado.

Neste Connecting Learners: Narrowing the Educational Divide dá-se o exemplo da Nigéria, para dizer que se o país conseguisse elevar o nível de conectividade das suas escolas para o nível verificado na Finlândia, conseguiria que o seu PIB per capita aumentasse cerca de 20% (para 660 dólares), até 2025.

A EIU propõe quatro tipos de medidas para induzir mudanças: Colaboração, acessibilidade, levar internet e ferramentas digitais para as escolas e proteger as crianças online. O estudo sublinha a importância de promover uma colaboração estreita entre público e privado, para ultrapassar as barreiras que não permitem dotar de infraestruturas tecnológicas muitas escolas em países mais atrasados. Chama também a atenção para a importância de construir mais infraestrutura para fornecer acesso à internet, referindo que é crítico ter, além das infraestruturas, redes e serviços de qualidade e a preços acessíveis para quem os vai usar.

 

Gostou deste artigo? Gostaria de saber mais? Precisa da nossa ajuda neste tópico? Contacte-nos!

    Related Posts

    Leave a comment