metodologia agile

Gestão de Projetos e a Metodologia Agile

As metodologias Agile consistem num conjunto de técnicas e praticas para a gestão de projeto, que garantem mais eficiência, flexibilidade e rapidez. Esta metodologia revolucionou as empresas e a gestão dos seus projetos, tornando-os mais simples, dinâmicos e interativos, desde o seu início até à sua entrega final.

As Metodologias Agile têm como principal objetivo satisfazer o cliente através de entregas contínuas de software com valor. É importante manter uma constante comunicação com o cliente e entre membros da equipa de projeto.

Entre suas principais características, destacam-se:

  • Desenvolvimento de melhoria contínua
  • Cooperação entre a equipa e o cliente (ciclo de feedback constante)
  • Entregas rápidas e de alta qualidade
  • Flexibilidade durante o projeto
  • Criação de valor progressiva e de acordo com as necessidades do cliente
  • Grande adaptação a mudanças e alto nível de inovação.

O ciclo de desenvolvimento de software – planeamento, execução e entrega – através da utilização destas metodologias, irá permitir que o mesmo seja desenvolvido por etapas, facilitando a identificação de erros e favorecendo a sua resolução.

Vamos de seguida analisar as metodologias SCRUM e KANBAN:

.

SCRUM

O SCRUM é a framework da metodologia agile mais utilizada. Utiliza uma dinâmica única para organizar equipas em torno de um objetivo comum, o que otimiza a gestão de projetos.

No SCRUM é essencial conhecer os seguintes termos:

  • Product Owner – responsável pela coordenação da equipa de desenvolvimento e gestão do Backlog do Produto
  • Equipa de desenvolvimento – equipa multidisciplinar e auto-organizada, envolvida no projeto
  • Backlog – Conjunto de Funcionalidades do produto a serem desenvolvidas. São alteradas consoante o desenvolvimento do projeto
  • Sprint: é a interação do SCRUM. Cada ciclo rápido de trabalho gera uma entrega parcial. Cada projeto tem vários Sprints sequenciais.
  • Scrum Master – pessoa responsável por garantir que todos entendem e aplicam o SCRUM corretamente.

Durante este processo existem várias reuniões e regras a serem cumpridas para que a metodologia, na sua totalidade, funcione.

.

KANBAN

O método Kanban requer a existência de um quadro ou tabela (Kanban Board) de atividades, dividido em colunas que indicam os fluxos de produção do desenvolvimento do software. Consoante o desenvolvimento do projeto, a informação nas tabelas vai mudando e, quando surge uma nova tarefa, é criado um novo “card”. O Kanban permite que haja uma limitação do trabalho em progresso, de forma que para iniciar uma tarefa nova, será necessário finalizar a anterior.

O Kanban otimiza os processos de entrega pois permite medir o tempo de cada etapa, os fluxos de produção são bastante claros, permite e identificação atempada de erros, que desta forma podem ser solucionados rapidamente.

Gostou deste artigo? Gostaria de saber mais? Precisa da nossa ajuda neste tópico? Contacte-nos!

    Related Posts

    Leave a comment