estudo-accenture

financiamento projetos empresariais

Investimentos em tecnologia multiplicaram crescimento empresarial por cinco

Um novo estudo conduzido pela Accenture concluiu que durante a pandemia, as empresas que investiram em tecnologia durante o período de pandemia conseguiram crescer mais rapidamente. Apostas em tecnologias como cloud, inteligência artificial, entre outras, permitiu às empresas que mais investiram crescer cinco vezes mais rapidamente que as concorrentes, com  investimentos mais conservadores e que serviram sobretudo para manter o negócio a funcionar.  Esta diferença já existia anteriormente, no entanto o impacto entre estes dois tipos de estratégia de investimento aumentou do dobro para cinco vezes.

As empresas analisadas neste estudo identificaram um novo grupo de empresas que se destacam das restantes por terem adotado estratégias tecnológicas mais agressivas durante a pandemia, que acabaram por traduzir-se numa vantagem competitiva.

Na comparação com as congéneres que já se destacavam pela aposta em tecnologia, estas empresas estão a conseguir fazer crescer os seus negócios quatro vezes mais depressa.  Destas, 67% alcançaram estes resultados também por terem decidido investir agressivamente em tecnologia durante a pandemia para explorar áreas de negócio que até então não eram centrais para a sua atividade. Sobre o mesmo grupo, a pesquisa apurou por exemplo em relação à cloud, que 80% adotaram tecnologias cloud ainda em 2017 e que no ano passado essa era já uma realidade para 98% das organizações com estas características.

Ainda assim, no grupo das empresas classificadas como Leaders a tecnologia também desempenhou um papel importante na resposta à pandemia: mais de 70% fizeram crescer os seus investimentos em segurança na cloud durante o ano passado, 68%, apostaram em soluções cloud híbridas e a maioria aumentou investimento em tecnologias como a Internet of Things (70%), ou o machine learning (59%).

Destacam-se também por procurarem incluir formas de trabalho mais ágeis e pelos esforços para adaptar a cultura da empresa aos valores da inovação e formação dos colaboradores.

 

 

Gostou deste artigo? Gostaria de saber mais? Precisa da nossa ajuda neste tópico? Contacte-nos!

    Related Posts

    Leave a comment