incentivos fiscais investigação e desenvolvimento

garantia produtos três anos

Número recorde de candidaturas a incentivos fiscais em I&D

No ano de 2020, o Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação & Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) recebeu 2383 candidaturas correspondentes a 8010 projetos de I&D. Isto representa mais 24% em comparação com o ano anterior, tendo sido ainda identificadas 680 novas empresas a submeter candidatura.
 
Ainda em 2020, as empresas declararam investimentos em investigação e desenvolvimento (I&D) de 1.558 milhões de euros, solicitando crédito fiscal relativo a esse investimento de 745 milhões de euros. Os valores representam subidas de, respetivamente, 27% e de 36% face ao ano anterior.
 
Dados da Agência Nacional de Inovação indicam que em 2020, 41% das candidaturas foram apresentadas por empresas da região Norte. Seguiu-se a Área Metropolitana de Lisboa com 28% e o Centro com 23%. Relativamente ao investimento declarado, o Norte representou 38% do total, com 595 milhões de euros, seguido pela Área Metropolitana de Lisboa (37%), com 576 milhões. Estes valores mantêm as tendências observadas desde 2015.
 

Os setores com maior volume de candidaturas e de investimento declarado em I&D entre 2015 e 2020 foram a informação e comunicação, a consultoria técnica, científica e serviços de apoio e o comércio por grosso e a retalho, nos serviços. Nas indústrias transformadoras, foram os produtos e preparações farmacêuticas, o equipamento informático, elétrico, eletrónico e de ótica, a alimentação e bebidas e o material de transporte.

 

garantia produtos três anos

Related Posts