Portal-da-Inovação

Portal da Inovação: motor de busca para facilitar cooperação e parcerias

Nasceu o Portal da Inovação, onde passará a estar reunida toda a informação relacionada com o Sistema de Inovação Nacional. Este novo portal foi projetado para responder a necessidades de empresas, entidades públicas e investigadores, compilando dados que até aqui estavam dispersos por diferentes plataformas e tornando-os mais fáceis de consultar.

O principal objetivo desta plataforma é reunir toda a informação necessária para que, por exemplo, sempre que uma empresa procure por soluções tecnológicas para resolver uma necessidade de negócio ou um investigador pretenda encontrar parceiros para desenvolver uma linha de investigação ou entidade de ID encontre facilmente toda a informação necessária no Portal, de forma simples e rápida.

A plataforma é promovida pela Agência Nacional de Inovação, que quer fazer dela um incentivo à inovação colaborativa. Nela estão reunidas informações sobre entidades que constituem o SNI, fazendo um mapeamento e caracterização de todas as entidades do país que fazem I&D. Nesta plataforma estão ainda reunidos dados sobre competências de investigadores, com um portefólio de mais de 40 currículos e facilita-se a cooperação, por meio de ferramentas que permitem pesquisar parceiros de negócio a partir de diferentes critérios (por exemplo, Investigação e Ensino Superior, Redes Colaborativas e Intermediação Tecnológica, Empreendedorismo, Financiamento à Inovação, Empresas e Outras Entidades).

O Portal da Inovação conta já 5.184 registos entre tecnologias, negócios e parceiros para projetos, ligados à Rede Europeia de Empresas.

Estão já registadas na plataforma 1.235 entidades, onde se incluem 689 ligadas ao ensino superior e centros de I&D, 121 incubadoras, startups e aceleradores, 18 agências e associações financiadoras de I&D e 195 empresas. Os registos na plataforma são validados pela Agência Nacional de Inovação. Cada subscritor tem acesso a uma área personalizável com conteúdos do seu interesse.

 

 

Gostou deste artigo? Gostaria de saber mais? Precisa da nossa ajuda neste tópico? Contacte-nos!

    Related Posts

    Leave a comment