producao industrial

Produção industrial disparou 36,9% em abril

Segundo os dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), quando comparado com o mesmo período do ano passado, no mês de abril, a produção industrial aumentou 36,9%. No entanto, esta subida não foi suficiente para atingir os níveis registados antes da pandemia.

Comparativamente a abril de 2020, o índice manteve-se em 74,5, recuperando para 101,9 em abril de 2021. Ainda assim, ambos os valores mantêm-se abaixo do registado no mesmo mês de 2019, antes da pandemia COVID-19, onde o índice se registava em 105,8.

O agrupamento de bens de consumo registou um maior peso na variação do índice total, registando uma subida homologa de 49,2% (menos 4,5% quando comprado a abril de 2019). Já os bens intermédios e de investimento registaram variações homólogas de 31,2% e 72%, respetivamente, situando-se abaixo dos valores pré-pandemia.

Em comparação com o mês de Março de 2021, o Índice de Produção Industrial subiu 0,5% em abril (-0,7% em março), refletindo a existência de uma subida neste indicador. Os bens intermédios e de consumo contribuíram para este aumento, enquanto os agrupamentos de energia e bens de investimento registaram quedas.

Gostou deste artigo? Gostaria de saber mais? Precisa da nossa ajuda neste tópico? Contacte-nos!

    Posts relacionados