teste_blog2

Porquê? Como? O quê? Como Simon Sinek mudou a forma como pensamos as empresas

A conferência que Simon Sinek deu nos TED Talks  é das mais fascinantes nos últimos 20 anos. Sem moralismos, sem paternalismo, este autor e orador fez esta exposição de 20 minutos (basta ouvir os primeiros 7 minutos) que mudou a forma como muitas empresas se apresentam ao mercado.

Sinek explica que tipicamente tendemos a ver as empresas no modelo quê/como/porquê: o que a empresa faz, como faz e porque o faz. Todas as empresas no mundo sabem o que fazem. Todas sabem como o fazem. Mas poucas sabem explicar “porquê” o fazem. Se descontarmos o “fazer dinheiro”, que não é um porquê mas sim uma consequência, o que resta?

Mas, o que mudou?

Simon Sinek defende que as empresas de sucesso, aquelas que realmente se distinguem, o fazem porque colocam estas 3 perguntas ao contrário: porquê/como/o quê. Porque é que uma empresa existe? O que a distingue do competidor na rua ao lado? Porque é que vamos comprar produtos ali e não noutro local? O que faz com que os seus trabalhadores se sintam motivados e que sintam que trabalham na melhor empresa do mundo  Porque estas empresas começaram por explicar o razão de existirem, antes de se dedicarem a fazer o que sabem fazer bem. Porque muitas outras empresas sabem fazer bem o mesmo tipo de produtos, muitas vezes sabem fazer aqueles produtos ainda melhor.

Os melhores exemplos são as melhores empresas

Sinek dá como exemplo a Apple, símbolo quase universal da excelência: no design, na qualidade dos produtos que desenvolve.

Gostou deste artigo? Gostaria de saber mais? Precisa da nossa ajuda neste tópico? Contacte-nos!