habitos-consumo

Novos hábitos de consumo podem mudar o retalho para sempre

As medidas restritivas decretadas globalmente no âmbito da pandemia de Covid-19 causaram uma evolução no comportamento dos consumidores, levando ao surgimento do “comprador misto”, concluiu a DS Smith, o fornecedor líder global em packaging sustentável.

“Estes estão a dividir o seu tempo entre lojas físicas, comércio online e serviço click & collect, deixando os retalhistas e as marcas sob uma enorme pressão para acompanhar esta mudança”, explica a empresa, numa nota enviada esta terça-feira à comunicação social, a propósito de um novo estudo acerca desta tendência.

De acordo com a DS Smith, os europeus compram, em média, cinco vezes em loja física, três vezes online e utilizam o click & collect duas vezes, com esta última modalidade a crescer rapidamente, sendo que cerca de um quarto (24%) das pessoas planeiam continuar a recorrer ao click & collect após a pandemia.

Apesar desta mudança nos hábitos de compra, as experiências nem sempre têm corrido bem nas várias modalidade, tendo a empresa apurado que menos de um em cada três europeus (28%) prefere as compras online, com 53% dos europeus a classificar o click & collect como o “pior dos dois mundos”, o físico e o online.

A DS Smith e o cientista comportamental professor Ivo Vlaev, da Universidade Warwick Business School (Reino Unido) uniram esforços para ajudar as marcas a adaptarem-se ao novo contexto.

“As expetativas das pessoas em relação às marcas não mudaram. No entanto, à medida que mudamos para um modelo de compra combinado, os retalhistas que queiram manter a fidelidade à marca precisam de garantir que, independentemente do modo como se faz compras, se obtenha a mesma experiência. Tanto para compras através do sistema click & collect como para compras online, o packaging pode ser uma forma de melhorar a experiência. Por exemplo, o design das caixas pode ajudar no pagamento frictionless na loja e o click & collect pode ser melhorado através de embalagens com IDs inteligentes, tornando a recolha mais fácil, rápida e ainda mais personalizada”, explica Ivo Vlaev.

 

 

Posts relacionados